RSS

ADOTE CAVALOS NO CCZ/SP

01 jul

>

image110Cavalos e outros animais de grande porte soltos nas ruas podem provocar acidentes fatais. Por outro lado, animais de tração costumam sofrer incríveis abusos e maus tratos por conta da ignorância ou maldade de seus donos. Seja qual for o caso, no município de São Paulo existe a Lei municipal 10.309 (22-04-87) que determina o recolhimento desses animais pelo CCZ-Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.

No primeiro caso, basta notificar o CCZ, que este enviará caminhão de transportes para recolher o animal. Em caso de maus tratos, é mais complicado: é necessário que alguém denuncie, que tome as providências policiais e/ou judiciais cabíveis e depois chame o CCZ.

Os animais recolhidos pelo CCZ lá permanecem por cinco dias úteis, aguardando um possível resgate, através de pagamento de multa. Vencido este prazo, são doados a uma Instituição protetora de animais (quem vem se responsabilizando por isso é o Quintal de São Francisco).

Através de uma voluntária, os animais serão tratados e depois repassados para pessoas que tenham propriedades rurais (sítios, chácaras ou fazendas fora da área urbana do município), que assinem um termo de compromisso se responsabilizando pelo seu bem-estar. Uma espécie de “fiéis depositários”…

Assinale-se que esse trabalho vem sendo desenvolvido desde 1995, com o advento da Lei municipal 11.887(21-09-95), a qual impede o tráfego de animais na zona urbana do município de São Paulo. Ocorre que os animais, quase sempre cavalos, chegam às dependências da Prefeitura em péssimo estado: desnutridos, infestados de parasitas, doentes, feridos, exauridos…às vezes até mutilados! Fatos que todos nós, protetores e ambientalistas, tão bem conhecemos! Nessas situações, os cavalos irão precisar de trato, assistência médico-veterinária, alimentação. Serão, então, encaminhados a pessoas previamente selecionadas, que preencham os quesitos necessários para cuidar do animal.

LISTA DE CAVALOS QUE ESTÃO PARA ADOÇÃO NESTA SEMANA (muda constantemente):

Cavalos para adoção no CCZ

Nº 93- Macho castanho, idoso. Muito dócil, amadrinhado com o

Nº 94, que é uma fêmea castanha, jovem (potra), baixinha.

Nº 97-macho tordilho (branco salpicado de cinza).

nº 96-macho castanho, jovem com um problema na pata anterior direita.

nº 99-macho castanho, jovem, magro, mas pela sua constituição física pode-se dizer que vai ficar lindo!

Nº 80-fêmea castanha com mancha branca no focinho. É mãe da potra castanho claro,

Nº 81.-A mãe está em estado de prenhez. Mãe e filha são inseparáveis.

Nº 95-fêmea castanha, jovem (potra). É O CASO MAIS PROBLEMÁTICO, no momento, pois tem uma pata posterior totalmente defeituosa (foi fraturada e consolidada de maneira imprópria) e quadril deslocado. Muito dócil, precisa de carinho e um espaço que tenha sempre gente por perto, não pode ficar solta no campo, pois se cair não pode levantar sem ajuda… É preciso uma pessoa muito sensível para querer este bicho (ela é linda!). –

Nº98- macho tordilho, ferimento no pescoço que está sendo tratado. Jovem.

Nº92-fêmea tordilha, jovem, dócil. Chegou ao CCZ em péssimas condições. Está sendo tratada, fizeram-na levantar…

Pessoal, estes são os casos que temos HOJE. Há um bando aguardando resgate que, se não acontecer em tempo hábil, virá para nossas mãos. Quando saí de lá, o caminhão estava chegando com mais cavalos…PRECISAMOS DE AJUDA URGENTE!

Se você tem um espaço rural, disponibilidade para adotar, responsabilidade e sensibilidade o bastante para cuidar bem de um animal sofrido como os cavalos do CCZ de São Paulo, favor entrar em contato.

Sônia Fonseca (11) 9299-3053 – sozedsp@terra.com.br

Cynthia Fonseca (11) 9617-1853 – São Paulo, SP

PEDIDO: é nesta fase que eu venho recorrer a vocês, que nos ajudem a procurar DONOS RESPONSÁVEIS, que tenham um espaço rural e que possam receber um ou mais cavalos. Quero ressaltar que este trabalho constitui uma atividade dinâmica, constante, no CCZ. Não tem fim: embarcam-se cavalos, outros estão chegando… Quando o animal é bonito, muita gente quer; os mais feinhos, defeituosos, ficam sobrando, é triste lembrarmos que as baias são poucas, o espaço é pequeno e que as dificuldades na manutenção dos animais são muitas. Mais: existem os chamados “amadrinhados”, dupla de cavalos (às vezes mais que uma dupla, pode ser mãe e filho) que vieram de uma mesma origem, têm vínculos, uma relação de dependência onde um não vive sem o outro.

Nós, protetores, temos sensibilidade para saber que não podemos separá-los, quem levar um vai ter que levar o outro também, mas isso nem sempre acontece, precisamos segurar a situação!

(recebido via e-mail)

 

A Situação dos cavalos de rua
Doentes, abandonados, quase sempre famintos. Essas são as condições em que são recolhidos das ruas de São Paulo pelo CCZ – Centro de Controle de Zoonoses sendo a média de dois por dia. Antes do trabalho de Cynthia a maioria desses animais era simplesmente morta, pois não havia como abrigar tantos cavalos. Depois de muita luta a ONG Anjos dos Cavalos, conduzida por Cynthia, conseguiu reverter à situação com a permissão para usar parte das instalações para recuperar a saúde desses animais.

clip_image001Maus tratos
Por incrível que pareça, a situação dos cavalos que tem donos é ainda pior do que a daqueles que vivem abandonados. Os donos fazem os animais trabalhar todo o dia e às vezes ainda os alugam para outro carroceiro à noite. A maioria não tem a alimentação apropriada, deveria comer cerca de cinco quilos de ração e, pelo menos, meio fardo de feno por dia, coisa que não acontece. Os carroceiros ainda os espancam com chicotes muitas vezes atingindo os olhos dos animais e provocando cegueira. Outros ainda andam com as patas machucadas pelo uso de ferraduras velhas e gastas.

Como a lei proíbe a circulação de carroças nas ruas e avenidas de São Paulo, os carroceiros quando denunciados, tem seu cavalo recolhido pelo CCZ. Para sorte do cavalo, o dono só tem cinco dias úteis para reclamar o animal e mesmo assim o custo para retirada deste é de R$ 1.500,00, dinheiro que normalmente o carroceiro não paga, mesmo porque não compensa já que a compra de outro cavalo não passa de R$ 200,00. Assim, o cavalo recolhido vai passar por todo um processo de recuperação e depois a doação para alguém responsável e não mais para trabalho nas ruas.

Por isso mesmo certamente a ONG Anjos dos Cavalos deve ser o terror dos carroceiros. Muitos destes vivem da cata de papelão e outros materiais pelas ruas e vêem nesse trabalho seu único meio de subsistência. Nada de errado, se tratassem seus animais com respeito e cuidados. O grande erro é que essas pessoas não tem a menor capacidade de entendimento com relação aos animais e por isso mesmo é que não se preocupam por eles.

Passos para recolha do animal
1. O CCZ recebe denúncias pelos telefones: 0/xx/11 6224-5540 ou 5567 e pelo número 156
2. A equipe de Rua do CCZ sai para recolha do animal que é levado à sede do centro por cinco dias, quando faz exame de anemia infecciosa. Se der positivo, é sacrificado. Se der negativo, é entregue a uma ONG, que irá busca um novo abrigo para o bicho
3. O novo “dono” assina um termo de compromisso, onde reconhece que não tem a posse do cavalo e, portanto, não pode vendê-lo ou trocá-lo. Deve aceitar receber visitas supervisionadas.

Projeto Anjo dos Cavalos

Idealizado por Celina Valentino, mais conhecida como a “Celina dos Cavalos e dos Leões”. No período de 1996 a setembro de 2002, quando veio a falecer, conseguiu um novo lar para cerca de 2000 cavalos. O Projeto prosseguiu depois com Cynthia Fonseca
clip_image003

A história de Cynthia Fonseca
Quando completou 23 anos na profissão de dentista em 2005 foi que teve inicio a heróica história de Cynthia. Passou a ser conhecida como “a mulher dos cavalos” quando passou a recolher cavalos, éguas, mulas e jumentos nos bairros da periferia. Claro que isso ia diretamente contra os donos dos animais que não entendiam o amor por esses animais nem viam sentido em querer salvá-los.
Quem também não via graça nenhuma no heroísmo de Cynthia certamente era seu marido, também dentista com que ela trabalhava. Por isso mesmo viu com alívio quando ela resolveu dedicar-se totalmente aos cavalos. Parece mesmo que Cynthia estava na profissão errada, assim passou a estudar veterinária para melhor ajudar os animais.

O início de sua preocupação por cavalos deu-se em 2002, quando a amiga de sua mãe que cuidava de identificar os cavalos nas ruas e comunicar aos CCZ, morreu. Cynthia pensou em como ficaria a situação dos cavalos daí por diante. Foi então que passou a organizar o projeto Anjo dos Cavalos idealizado por Celina Valentino, com apoio da ONG Quintal de São Francisco. Com mais de seis anos de atividades do projeto, já foram salvos mais de 3.500 cavalos, tratados e encaminhados a sítios e fazendas onde passaram a ter nova vida longe dos maus tratos.

Por Leonardo Bezerra (http://jornalanimais.blogspot.com/2009/06/situacao-dos-cavalos-na-cidade-de-sao.html)

fotos: http://www.anjodoscavalos.org.br

antes_depois_003_07_08_19 antes_depois_002_07_08_18

clip_image004

Segundo o Projeto Anjos dos Cavalos, eis os requisitos para quem desejar adotar um cavalo em São Paulo:
Obedecendo ao disposto na legislação em vigor, as pessoas interessadas em “adotar” um animal de grande porte na cidade de São Paulo (eqüinos em sua maioria) devem atender alguns pré-requisitos exigidos por lei, tais como:

Estarem cientes que não serão proprietárias, mas sim depositárias fiéis do animal “adotado”, não podendo vendê-lo, “doá-lo”, utilizá-lo em trabalho, fazê-lo procriar com fins econômicos, sendo permitido somente montaria para uso próprio ou de seu familiares.

Os animais já saem “chipados” do CCZ-SP. Concordarem com a “aposentadoria permanente” do animal “adotado”, independente do seu sexo, raça, tamanho, idade e condições de saúde.

Deverão possuir propriedade rural, sendo obrigatório a apresentação de escritura definitiva do imóvel em que o animal permanecerá, dentre outros documentos exigidos.

Comunicarem de imediato a coordenação do PAC – Projeto Anjo dos Cavalos qualquer problema que afete o animal (mudança de endereço, venda da propriedade, falecimento de seu depositário fiel, impossibilidade de continuar com o animal, etc.).

Fazemos uma triagem muito criteriosa dos cadastros preenchidos no CCZ-SP, pois buscamos sempre o perfil do depositário fiel mais adequado para cada animal, objetivando pleno êxito na “adoção” e a melhor opção de vida e bem-estar para cada animal.

Se você tiver interesse em “adotar” um animal, dirija-se ao CCZ-SP, preencha uma ficha cadastral e receba todas as informações necessárias (exigências legais, documentação, valores de taxas, entre outras), bem como, conheça todos os animais que esperam por um novo lar e uma vida digna em meio à Natureza.

Anúncios
 
67 Comentários

Publicado por em 07/01/2010 em adoção, cavalos

 

67 Respostas para “ADOTE CAVALOS NO CCZ/SP

  1. Anonymous

    03/21/2011 at 14:50

    >oi gostaria de saber onde o ccz/sp onde fica isso pq eu to entereçado de adotar um cavalo pq meu senhor e ter um cavalo qualque coisa entre em contato comigo pelo meu emeio jackson-jrb@hotmail.com adorei o seus trabalho brigado vlw

    Curtir

     
  2. jean

    04/07/2011 at 19:20

    >como fasso pra adotar os cavalos de numero 81

    Curtir

     
  3. gabriel

    04/10/2011 at 04:51

    >como faço pra adotar um cavalo tenho local para cria o animal email gabriel.lindogatinho@hotmail.com

    Curtir

     
  4. tiago

    07/05/2011 at 19:24

    ola como faço pra mim adotar um cavalo tenho um lugar bom para cria o animal abraçosss

    Curtir

     
  5. IGO

    10/17/2011 at 21:18

    olhar gostari de adotar um cavalo pode ser qual quer um

    Curtir

     
  6. daniel

    10/27/2011 at 22:02

    adoto quael qer um cavalo qero uma casal macho e femia nao fas mau se tom mancos

    Curtir

     
  7. milton junior

    10/30/2011 at 21:19

    eu gosto muito de cavalos e gostaria de adotalo

    Curtir

     
  8. edsonbelineneto

    11/08/2011 at 22:25

    ola gosto muito de cavalos e irei tratar muito bem deles tenho lugar para elas ficar crio ja 06 cavalos de adoçao queria tratar muito dele

    Curtir

     
  9. Orivaldo Coutinho

    12/10/2011 at 14:15

    Olá! Tenho interesse em adotar até 03 cavalos. Tenho local apropriado. Serão para “uso” de crianças.Grato!

    Curtir

     
  10. Luiz Ricardo

    12/28/2011 at 18:59

    Gostaria de saber se a zoonoses pegou algum animal na região do grajaú,pois estou desde o dia 13/12/11 procurando ela,e uma potra dois anos e meio,baia clara tem um pé branco,uma risca na cara e tá com asaduras nas axilas,se tiver informações entre em contato comigo pelo email kadinho2008@gmail.com obrigado…

    Curtir

     
  11. Jennifer Sayuri Seto

    02/04/2012 at 15:55

    Oiie eu sou a jennifer eu tenho uma egua e um potro… adoro animais tenho 15anos e adoraria adotar um cavalo… eu adotei minha egua ela estava muito magra hoje ela esta bem gorda e com um potrinho… adorei o trabalho de voces, como eu faço para adotar algum cavalo? meu email é jeninha_japinha@yahoo.com.br espero resposta…

    Curtir

     
  12. reges sandor novaes

    05/03/2012 at 18:52

    moro em pinhalzinho;sp em um sitio de 30.000 mts tenho interesse em adotar o nº 81 da lista
    ja tenho meus cavalos de passeio raramente irei usar caso eu adote estes animais serao muito bem tratados ok aguardo contato

    Curtir

     
  13. reges sandor novaes

    05/03/2012 at 18:57

    meu fone 11 98954037

    Curtir

     
  14. paulo roberto matielo junior

    05/07/2012 at 13:43

    eu gosto muito de cavalo nuca tive nem um espero que consigo adotar algum

    Curtir

     
  15. davi

    07/23/2012 at 21:54

    ola, meu nome e davi tenho12anos gostaria de atota um cavalo poo favo

    Curtir

     
  16. isabel

    08/05/2012 at 02:59

    gostaria de cuidar d um cavalo como faço…

    Curtir

     
  17. ciane

    10/29/2012 at 03:54

    ainda tem cavalos para adoção? eu moro em porto alegre fica dificio para mim? me add no msn cyanelolita@hotmail.com

    Curtir

     
  18. antonio marcos de o

    03/16/2013 at 01:03

    moro chacara tenho um sonho de adotar um cavalo como faço meu email sandrani_@hotmail.com

    Curtir

     
  19. victor afonso

    05/04/2013 at 20:48

    eu q uma ajuda de voces vc pode me ajudar a adotar uma egua com potro eu pesso pelo amor de deus o meu roubaram e minha irma ta doemte por um cavalo voces pode me ajudar agradesso pela atnçao

    Curtir

     
  20. carina

    08/24/2013 at 00:49

    ola?pois eu gostaria de adotar um cavalo tem como vc entra em contato comigo pelo o fone 3499321625

    Curtir

     
  21. rafael

    08/29/2013 at 14:17

    como que posso adotar um cavalo

    Curtir

     
  22. anthony

    09/10/2013 at 16:53

    como faso para a dotar o numero92 favor em trar em contato agardo resposta anthony nuzda facebook

    Curtir

     
  23. gustavo

    09/13/2013 at 19:06

    oie eu queria um tbm new tenho um lugar especifico mas cuidarei deje mt bem…………

    Curtir

     
  24. Mattheus Sousa

    09/21/2013 at 20:43

    eu gotaria de adotar de um filhote de cavalo

    Curtir

     
  25. Ulisses

    09/26/2013 at 04:25

    Gostaria de saber se há alguma restrição quanto a distância para o deslocamento dos cavalos pois minha propriedade fica a 230 km de São Paulo.

    Curtir

     
  26. matheus

    10/10/2013 at 20:07

    quero adota um cavalo

    Curtir

     
  27. Ivan

    10/18/2013 at 23:31

    Como faço para adotar um cavalo gosto muito de cavalgar.

    Curtir

     
  28. orlando

    11/11/2013 at 12:56

    gostaria de
    adoto um cavalo

    Curtir

     
  29. Nilton Cesar Raimundo

    11/22/2013 at 22:28

    meu nome é Nilton ,eu gostaria de saber o endereço para visitar os animais do ccz

    Curtir

     
  30. Sintique

    01/03/2014 at 19:18

    Olá vou ver se convenço meus tios a deixar eu colocar mais um cavalo no sítio e no haras!
    Um dos meus tios tem um haras de QMS e o outro tem um sítio!
    Amo muito cavalos e tenho 6 e mais 2 só traram mais alegria!
    Se eu os convencer a aceitar os cavalos garanto que serão bem cuidados e viveram fortes e sadios!
    Se os convencer mando outro comentário dizendo que eles aceitaram!

    Curtir

     
  31. Sintique

    01/03/2014 at 19:25

    Eu adotaria a 95 mais n posso pq tenho que estudar e todos na fazenda e no haras estão ocupados o cuidando dos outros cavalos ou treinando para conoetiçoes!

    Curtir

     
  32. joao marcos godoi do valle santos

    01/23/2014 at 00:52

    eu adora um cavalo eu moro em nove iguassu todois os dia s eu choro para ganha um cavalo por favor me da um

    Curtir

     
  33. joao marcos godoi do valle santos

    01/23/2014 at 00:57

    e o meu telefone e (22) 97743404

    Curtir

     
  34. marlon

    02/21/2014 at 18:05

    eu gostaria de adotar um cavalo

    Curtir

     
  35. erik ribeiro

    02/28/2014 at 21:59

    ola tenho uma filha de tres ano ela ta louca por um cavalo tem muito espaço para cuidar do cavalo oque eu faço pra adotar um

    Curtir

     
  36. Marcos vinicius

    03/12/2014 at 17:58

    Queria adotar um cavalo se estiver cavalo para doar me avize pq gostari de adotar um

    Curtir

     
  37. Fabiana maria

    03/23/2014 at 01:21

    Boa noite gostaria de adotar uns cavalos sim pois tbm tenho e amo de paixão ..

    Curtir

     
  38. Fabiana maria

    03/23/2014 at 01:24

    Sou do GUARUJÁ E TENHO COCHEIRAS PARA COLOCAR TEMOS UNS 8 CAVALOS LÁ SE PUDESSE MANDAVA FOTOS PRA VOCÊS VER .. SEMPRE SERÁ BEM VINDO SE CONSEGUIR ADOTAR,,, BRIGADO.

    Curtir

     
  39. micka1307

    03/24/2014 at 19:25

    como eu faço para adotar um cavalo

    Curtir

     
  40. micka1307

    03/24/2014 at 19:26

    neste site

    Curtir

     
  41. david

    03/30/2014 at 23:26

    Estou desposto a adotar augun destes cavalos moro em santo andré
    Telefone:983264109

    Curtir

     
  42. david

    03/30/2014 at 23:33

    Quero muito um cavalo telefone:983264109

    Curtir

     
  43. david

    03/30/2014 at 23:40

    Entendo de cavalo cuido de uma egua que é de um amigo tenho um lugar bom pra cuidar entedo de cavalos e garanto que comigo ele n sofre mals tratos telefone:983264109

    Curtir

     
  44. adilson mesquita jr

    04/10/2014 at 21:27

    GOSTARIA DE ADOTAR UM CAVALO…..QUAL O ENDEREÇO OU TELEFONE??

    Curtir

     
  45. juninho

    04/26/2014 at 00:54

    moro perto de araraquara como fço pra adotar um cavalo??

    Curtir

     
  46. denis willian mariano

    05/13/2014 at 15:22

    como eu faço pra adotar uns cavalos ai hem

    Curtir

     
  47. marcos

    05/17/2014 at 14:58

    como faço pra adotar um cavalo

    Curtir

     
  48. Valdiney Martinghi

    05/26/2014 at 15:59

    Bom dia, senhores (as).
    Eu confesso que amo animais, especialmente os grandes, gostaria de ter uma vaquinha daquelas menores, ou uma égua de pequeno porte, tenho local apropriado, mas não tenho dinheiro para compra-los. Por favor me de noticias boas, ok?
    Eu gostaria de um animal como já disse, pequeno, mas se não tiver pode ser um maior, por favor semente saudável, Somente por motivo de cuidados.

    Curtir

     
  49. mario otavio ferreira

    06/04/2014 at 13:23

    ola moro em aruja sp em area rural,meu filho tem muita vontade d ter um cavalo e eu ñ tenho condição de dar um para ele portanto se eu puder adotar um seria muito bom,tenho muito espaço pois moro em uma chácara que é minha mesmo,aguardo sua resposta.

    Curtir

     
  50. welliington martins bezerra

    06/06/2014 at 16:22

    Oi meu nome wellington eu gotari de cuidar de um cavalos eu jative mais ruobarro
    Pori so que eu gotaria de adotar um cavalo

    Curtir

     
  51. rayane

    06/09/2014 at 15:23

    eu tenho 9 anos gostaria de ter um cavalo para cuidar dele.amo os cavalos e todos os bichos mas o eu gosto é de cavalo.gostaria de ter um mas meu pai e minha mãe não pode comprar.
    porque eles não tem dinheiro tenho lugar para ele ficar .amo cavalo para mim eles são tudo
    para mim meu sonho e ter rum porfavor

    Curtir

     
  52. Luiz Henrique Maríngolo Júnior

    06/09/2014 at 17:15

    gostaria de adotar 3 cavalos de números 99,80,81 tenho uma fazenda adequada para eles,como faço para adota-los?

    Curtir

     
  53. Isabel Cristina

    06/16/2014 at 00:52

    Boa Noite! Moro em Rio Grande da Serra/SP (região do ABC), e minha casa possue um bom espaço, onde com certeza daria para cuidar de um cavalo ou até dois. Minha família e eu amamos muito os animais e gostariamos de saber o que é necessário para ‘ADOTAR’ um cavalo ou égua. Muito Obrigada! Isabel Cristina.

    Curtir

     
  54. luis

    06/24/2014 at 23:14

    oal meu nome e luis moro na cidade de casa branca gostaria de adotar dois animais, como faço tomo conta de uma chacara de 3 alqueres .

    Curtir

     
  55. romario

    07/09/2014 at 23:16

    meu sonho e ter um cavalo eu sempre peço minha mãe não ta tendo condições di mi compra um cavalo si deus quiser vocês poça realiza meu sonho muito obrigado

    Curtir

     
  56. melry

    07/11/2014 at 21:04

    eu gostaria de ganhar um cavalo meu numero e 81963614

    Curtir

     
  57. melry

    07/11/2014 at 21:04

    eu gostaria de ganhar um potro

    Curtir

     
  58. gabriel

    07/14/2014 at 00:33

    tenho um cavalo e gostaria de adotar uma egua

    Curtir

     
  59. Felipe

    07/22/2014 at 04:00

    Como faço para adotar um desse animais ??aguardo sua respota,o e-mail é do meu facebook

    Curtir

     
  60. jefferson

    07/26/2014 at 01:57

    gostaria de cuidar d um cavalo como faço

    Curtir

     
  61. marcos

    07/29/2014 at 02:41

    como faço para adotar um cavalo

    Curtir

     
  62. crisdaren

    07/31/2014 at 17:40

    ola,
    queria muito adotar um cavalo! qual é o procedimento?

    Curtir

     
  63. crisdaren

    07/31/2014 at 17:42

    Na verdade é meu sonho ter um cavalo, eu sou muito meiga e dócil! E gosto muito de proteger os animais em geral sempre quando tenho oportunidade.

    Curtir

     
  64. crisdaren

    07/31/2014 at 17:49

    Meu Sogro tem uma chacara a disposiçãose aquele cavalo meio cinza do ”antes e depois” nao estiver a disposição eu queria muito adotar o cavalo de numero 99.. já é muito amado. conto com voce spara realizar meu sonho.. se estiver a disposiçao o cinza me avise! eu ficarei com o 99 como outra opçao. meu e-mail: crisdarengimeneslima@gmail.com Deus abençoe voçes

    Curtir

     
  65. jose ricardo da rocha marques

    08/01/2014 at 17:51

    ola boa tarde, gostaria de saber se ha doações. moro em mairipora sp, em uma chacara e tenho espaçoe tempo para cuidar.

    Curtir

     
  66. Felipe

    08/06/2014 at 20:13

    gostaria de aadotar um cavalo como eu faço ???

    Curtir

     
  67. Ryan Warlley

    08/13/2014 at 18:06

    queria adotar um cavalo oque faço tenho 10 anos amo muito cavalo beijos

    Curtir

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: